Cadastro de Materiais e Medicamentos

Versão

Proprietário

Nota

Data

Versão

Proprietário

Nota

Data

1.0

@Guilherme Augusto Borella

Criação de documento

12/11/2021

Introdução

Compreende-se como Cadastro de Medicamentos a inserção de informações e registro de substâncias ou preparações que se utilizam como remédio, elaborados em farmácias ou indústrias farmacêuticas e atendendo especificações técnicas e legais. Medicamentos são produtos com a finalidade de diagnosticar, prevenir, curar doenças ou então aliviar os seus sintomas.

É de suma importância a compreensão que todos os itens apontados neste Manual, são dados e orientações sugestivas no que tange à parametrização do sistema. Sendo assim, o laboratório em questão pode desenvolver métricas e apontamentos que julgarem necessários, variando com o nível de apontamento e exigência que desejam atingir.  

Nas telas, o sistema apresenta botões PADRÃO que serão utilizados para edição e manipulação dentro do sistema:

Figura 1 - Botões padrão.

Adicionar: Inclui um novo registro.

Modificar: Altera informações do registro selecionado.

Consultar: Consulta o registro selecionado, porém sem a possibilidade de realizar edições.

Excluir: Exclui um registro selecionado.

Histórico Exclusão: Exibe tabela de rastreabilidade dos registros deletados.

Ativar/Desativar: Desativa ou ativa um registro, alterando o status do item selecionado.

Atualizar: Atualiza a tela com alterações realizadas nos registros.

Cadastro de Materiais e Medicamentos

Passo a passo para realizar o cadastramento de um Medicamento no sistema Easylab.

  1. Clique no Menu Cadastros > Exames > Materiais e Medicamentos

Figura 2 - Instrução para acesso à tela de Materiais e Medicamentos.

2. Clique no botão Adicionar e o sistema abrirá a tela para inserção de um novo material. Preencha o campo Descrição com o nome desejado, o campo Código Tabela com a referência/código da tabela, podendo utilizar as checkboxes Medicamento e Contraste para diferenciação. No campo Preço realize a inserção com o valor e caso necessário, o campo de Preço Fracionado. O campo de Quantidade (abreviado para QTD) e Unidade tem como função a inclusão de quantia e unidades individuais do medicamento em questão. Para finalizar, pode-se realizar o preenchimento do campo Marca, o campo Simpro (Banco de dados de materiais e medicamentos, utilizado como referência de informações como preço, apresentação, registro Anvisa, código TUSS, classificação, embalagem e outros) e da Brasíndice (Tabela publicada por empresa especializada, na qual consta o preço de medicamentos vendidos no Brasil. Nesta tabela há o preço de fábrica e o preço máximo ao consumidor, além das alíquotas de ICMS aplicáveis nos diversos Estados da Federação).

Após inclusão e preenchimento dos dados (sendo apenas a Descrição como campo obrigatório), clique em Gravar.

Conclusão

O Cadastro de Medicamentos auxiliará na configuração e inserção de registros podendo ser um facilitador na visualização de itens relativos aos materiais e medicações que são utilizadas nos procedimentos clínicos e afins. Entretanto, é necessário que todas as informações sejam preenchidas adequadamente de acordo com o desejado para facilitação do procedimento.