Usa Código de barras sequencial

Versão

Proprietário

Nota

Data

Versão

Proprietário

Nota

Data

1.0

@Renan Mitsuo Oka

Criação de documento.

16/01/2024

1.1

@Rafael Carvalho

Atualização de Informações

18/01/2024

1.2

@Renan Mitsuo Oka

Atualização de Informações

31/01/2024

1.3

@Rafael Carvalho

Inclusão comando Interface

07/02/2024

Instruções

Devemos ativar o Parâmetro de Utilização de Código de Barras sequencial:

  1. Menu Especiais> Parâmetros > Parte 6> Ativar o parâmetro “Usa Código de barras sequencial”.

    image-20240116-180720.png
    Figura 1. Ativação de Parâmetro de Cód. Barras Sequencial.
  2. Ainda nos parâmetros do sistema vá ate a a parte 5 > e Ative a opção “Cadastra todos os exames com status “AM” - Aguardando”.

    image-20240116-180849.png
    Figura 2. Ativação de parâmetro Cadastra todos os exames com status “AM”.
  3. Caso Use sequencial com Distribuição das amostras o recebimento da amostra irá sempre gerar um novo sequencial conforme configuração do recipiente para o exame no posto/distribuição.
    Essa opção fica também nos parâmetros do sistema, parte 5 > “Utiliza distribuição de amostras”.

Só será exibido os campos de recipiente de coleta, caso o parâmetro de usar cód. barras sequencial esteja ativo, assim como, só irá aparecer a tela de “Distribuição de Amostras” no cadastro do posto, se o parâmetro “Utiliza Distribuição de Amostras” estiver ativo.

Caso use o Parâmetro, e o exame não exista na configuração de posto de distribuição, será utilizado o recipiente padrão do Cadastro de Exame.

Todas vez que o exame for para nova coleta e/ou falta material, ao ser recebido novamente será gerado um novo sequencial.

  1. Todos os atendimentos com os parâmetros ativados acima será cadastrado como Aguardando material conforme print abaixo:

  2. Para gerar o sequencial basta ir na tela de Recebimento e falta material

5- Caso receber o mesmo atendimento usando o botão “TODOS” será gerado a mesma numeração caso existe mais de 1 exame usando o mesmo tubo.

Será possível pesquisar esse sequencial do código de barras nos filtros das telas do sistema, exemplo tela de Recebimento e Falta Material:

6- No menu lançamento irá existir uma nova opção chamada Situação dos exames

Por padrão a tela irá trazer todos os atendimentos que foram gerados etiquetas sequenciais.

Nessa tela você poderá realizar o filtro marcando a opção mostrar todos os sequencias gerados com esse opção ativa será mostrando todos os sequenciais que foram gerados para os exames.

Poderá também ser impressa as etiquetas antigas e novas através do botão imprimir.

7- O novo sequencial poderá ser lido na tela de mapa grade Lote para gerar os mapas

8- O novo sequencial poderá ser lido na tela de logística tanto para envio quando para recebimento.

Interface

Lembrar também que, se é utilizado interfaceamento no sistema, é necessário alterar os comandos para geração dos arquivos de pedido, e também para consumir os arquivos de retorno de resultado, para utilizar o sequencial.

Solicitar ao suporte para realizar as alterações.

Comando eqp (Híbrido, para funcionar de acordo com a parametrização do cliente):

IIF(!EMPTY(NVL(CRINTERFACE.USA_CODBARRASEQ,0)),PADL(ALLTRIM(STR(NVL(CRINTERFACE.CODBAR_COL,0))),10,0]),SUBSTR(CRINTERFACE.POSTO,2,2)+CRINTERFACE.AMOSTRA+PADL(ALLTRIM(STR(NVL(CRINTERFACE.RECIP_ID,0))),2,"0"))

Comando parâmetro (Híbrido, para funcionar de acordo com a parametrização do cliente, tendo retro compatibilidade com modo anterior para os casos antigos):

IIF(!EMPTY(#PROC_CODBAR_SEQ#),#PROC_CODBAR_SEQ#,PROCSQL("MOVPAC","ID",PADL(ALLTRIM(SUBSTR(MLINE(M.TXTATU,2),2,3)),3,"0"),"POSTO",ALLTRIM(SUBSTR(MLINE(M.TXTATU,2),5,6)),"AMOSTRA"))

Conclusão

A utilização do código de barras sequencial, é útil para fazer a separação das etiquetas de forma organizada, sendo que em novas coletas devem ser gerados novos sequenciais para assegurar a garantia da etiqueta estar sendo gerada somente para o exame desejado, assegurando no processo de recoleta por exemplo que aquele tubo foi utilizado para os exames x,y,z.

Além disso, serve também para evitar problemas em mudanças de posto/amostra/tubos não impactando na etiqueta do exame pois foi associado um numero sequencial para o mesmo sem depender de posto/amostra/tubo, viabilizando a rastreabilidade das etiquetas de forma controlada e assertiva.