• Pronto para análise
  • Triagem de Exames

    Versão

    Proprietário

    Nota

    Data

    Versão

    Proprietário

    Nota

    Data

    1.0

    @Rafael Carvalho

    Criação do Documento

    06/03/2024

    Objetivo

    Este documento visa detalhar o recurso de Triagem de Exames. Onde serão apresentados detalhes para que recurso seja ativado, assim como as exemplificações de funcionamento do mesmo, a fim de orientar o laboratório a ter um controle assertivo da triagem de suas amostras e controle efetivo da distribuição das mesmas.

    Parametrização Necessária

    O recurso de monitoramento das coletas é ativado por posto e por exame, ou seja, é possível deixar o recurso ativado em uma determinada unidade de coleta e desativado em outra unidade, assim como os exames também.

    Pré-Requisito: Ativar parâmetro de “Utiliza triagem eletrônica”.

    Para ativar o recuso, basta acessar o menu: Cadastro > Posto de Coleta.

    Manual para auxilio: Cadastro de Postos/Unidades de Coleta

    Caso o Posto utilize o Controle de Coleta (Controle de Coleta de Material e Envio de Malote) Não será possível triar um tubo, cujo esteja em um malote que não foi RECEBIDO.

    Triagem de Exames

    Com o parâmetro ativo, e o operador com permissão na tela de “Recebimento e Falta Material/Triagem”, devemos acessar o menu Rotina > Coleta Material - (Triagem), conforme imagem abaixo:

     

    image-20240711-171306.png
    Figura 1. Menu de Acesso Tela de Triagem.

    Feito isso, será aberto a tela de Triagem, conforme imagem abaixo:

    image-20240306-155401.png
    Figura 2. Tela de Triagem.

    Aqui, os tubos irão ser triados, ou seja, iremos digitar ou realizar a leitura do código de barras da etiqueta, via leitor de código de barras, no campo “Tubo” abaixo do título “Triagem”

    Dito isso, vamos simular um processo de triagem de uma amostra, utilizaremos o tubo “002023487001”, abaixo temos uma imagem com a amostra e seus exames:

    No caso, nosso tubo “002” é correspondente aos exames de bioquímica, “ALB”,”TRI”,”CRE” e “URE”.

    Temos 4 deles com status “FM - Cadastro” (No caso a nomenclatura está modificada, o padrão é FALTA MATERIAL), nesse caso, serão triado os 4 exames.

    Exemplo Etiqueta:

     

    Ao digitar/ler o código de barras da etiqueta, no caso “002023487001“ é exibido a mensagem de confirmação e o tubo é exibido na tabela abaixo:

    Podemos clicar no ícone para visualizar os exames relacionados ao tubo, e os status dos exames.

    Após isso, o processo de triagem para esse tubo está concluído, os status do exames passam para “TR” possibilitando a digitação de resultados.

    Conclusão

    O recurso de Triagem, é de suma importância para garantir a rastreabilidade das amostras do laboratório e efetividade durante a leitura das etiquetas para triar a amostra/exames corretamente, além de proporcionar uma qualidade e organização nas unidades de coleta e no setor técnico que realiza a triagem.