Assinatura de Exames
Manual com objetivo de mostrar passo a passo de como realizar a assinatura de resultados e explicar suas funcionalidades.
Versão | Proprietário | Nota | Data |
---|---|---|---|
1.0 | @Rafael Carvalho | Criação de documento | 06/03/2024 |
1.1 | @Rafael Carvalho | Inclusão PDF no doc + Tabela Nova + Tela Nova Listagem por Exame | 04/11/2024 |
Índice
- 1 Conceito da Assinatura de Resultado
- 2 Assinatura de Resultado
- 2.1 Lançar/Editar Resultado
- 2.1.1 Lançamento Laboratorial (Por Layout)
- 2.1.1.1 Visualização de Resultados Laudo Laboratorial
- 2.1.1.2 Regras Adicionais
- 2.1.2 Lançamento via PDF
- 2.1.2.1 Regras Adicionais
- 2.1.3 Lançamento RTF/Imagem
- 2.1.3.1 Visualização de Resultado Laudo RTF
- 2.1.3.2 Regras Adicionais
- 2.1.4 Assinar Exame
- 2.1.4.1 Regras Adicionais
- 2.1.5 Rastreabilidade
- 2.1.1 Lançamento Laboratorial (Por Layout)
- 2.2 Assinatura de Resultados - Lista de Exames
- 2.2.1 Opções Diferentes
- 2.3 Assinatura de Resultados por Mapa de Trabalho
- 2.1 Lançar/Editar Resultado
- 3 Conclusão
Conceito da Assinatura de Resultado
Entende-se como assinatura de resultados, a tela responsável pela conferência/liberação dos laudos de exames, ou seja, parte imprescindível de um laboratório pois é o resultado e a sua confiança no processo do laboratório, junto ao prazo de entrega que fazem a fidelização do paciente.
É importante salientarmos que todos os itens apontados neste manual, são dados sugestivos. Sendo assim, o laboratório pode criar as métricas e apontamentos que julgarem necessários, variando com o nível de apontamento que desejam atingir.
Nas telas, o sistema apresenta botões PADRÕES que serão utilizados para edição e manipulação dentro do sistema:
1 - Código de Barras: Para pesquisar um atendimento através de leitor de código de barras/digitando código de barras, código de barras é composto pela numeração do Posto+Amostra+Tubo, podendo ser de 10 ou 12 caracteres, no caso de 10 caracteres é utilizado os 2 últimos dígitos do posto, + amostra + os 2 últimos dígitos do tubo.
2 - Liberação por Mapa: Opção para fazer liberação por mapa grade, explicado nos itens mais abaixo do manual.
3 - Resetar Tamanho das Colunas: Reseta o tamanho das colunas para o padrão do sistema, conforme explicado no manual Manipulação de Tabela (Listagem de Registros) .
4 - Resetar ordem das Colunas: Reseta a ordem das colunas para o padrão do sistema, conforme explicado no manual Manipulação de Tabela (Listagem de Registros) .
5 - Outros Filtros:
(Gravar Ultima Pesquisa): Grava por máquina, os filtros que você faz no item “8”, ou seja, salva o último filtro que você fez e abre aquele filtro como padrão, sempre que entrar na tela específica.
(Ignora Filtro Data): Ignora a Data como filtro múltiplo durante a busca nos filtros do item “8”, ou seja, se digitar um nome na pesquisa e esse campo estiver marcado ele vai ignorar a data do filtro.
(Filtra todos os lançados e os lançados parciais): Irá filtrar somente os exames que foram digitados resultados, ou seja, exames com status “LA” e “LP”.
(Acrescenta conferidos e impressos): Irá incluir no filtro exames com status “CF” e “IM”.
(Acrescenta pendentes): Irá incluir no filtro exames com status “TR” e “AP”.
6 - Limpar Filtros: Limpa todos os filtros que você faz no item “8” da tela.
7 - Colunas: Opção para Ocultar/Exibir Colunas, conforme explicado no manual Manipulação de Tabela (Listagem de Registros).
8 - Campos para Filtros: Opções de Filtros e Ordenação dos campos clicando em cima das setas das respectivas colunas que deseja, além disso também pode movimentar a posição das colunas e tamanho, conforme explicado no manual Manipulação de Tabela (Listagem de Registros).
Filtro de data pode ter período PADRÃO personalizado.
“” faz uma expansão para visualizar os exames do atendimento, caso clique no ícone da parte de filtro irá expandir todos os atendimentos exibidos em tela.
9 - Abrir Exames para Assinatura de Resultado: Abre a tela para realizar as manipulações de resultado nos exames do atendimento.
10 - Rastreabilidade: Exibe a rastreabilidade de alterações do atendimento.
11 - Paginação: Muda a página para exibição de registros se houver mais de 1 página, podendo avançar/retornar 1 página, ou ir para a última/primeira página, respectivamente.
12 - Quantidade de Registros: Possibilidade de mudar a quantidade de registros exibido na tela.
Assinatura de Resultado
Para lançar resultados, iremos ao menu Rotina > Liberação de Resultados - (Assinar)
Lançar/Editar Resultado
Para lançar o resultado, devemos pesquisar o paciente desejado e clicar no botão de abrir exames para lançamento de resultado (item 6), conforme imagem abaixo:
OBS.: Botão de Lançar/Editar Resultado só exibe caso o status do exame esteja disponível para lançar resultado, ou relançar resultado.
O operador precisa ter permissão de lançamento/alteração de resultado para o botão exibir.
Após clicar no botão de lançamento, irá apresentar a tela de digitação de acordo com exame, no caso RTF/imagem ou por layout escolhido (ou pode entrar direto de acordo com a configuração de layout alternativo do exame, conforme manual Cadastro de Exame e Cadastro de Layout de Exames SIALAB)
Lançamento Laboratorial (Por Layout)
Podemos ver na imagem acima, como aparece a tela de lançamento, no caso, na configuração do layout temos um campo de resultado (numérico, de 2 casa decimais, configurado o ranger para regras de valores) e um campo de observação.
Para campos de observação, podemos ter frases pré-cadastrados para os resultados, podendo ser utilizadas clicando na opção “Frases para Laudo” localizado na direita inferior da tela, ou digitando no campo o código alfanumérico, ou numérico da frase com ##.
Exemplo clicando no botão “Frases para Laudo”:
Ao clicar na opção, abre uma tela com todas as frases cadastradas no menu Cadastros > Exames > Frases para Laudos, onde podemos fazer o filtro e clicar no ícone de “” para selecionar a frase desejada, no exemplo abaixo, cliquei na frase de “REVISTO E CONFIRMADO”, cujo código alfanumérico é “R/C” e código numérico é “111”, caso fosse utilizar sem abrir a tela pelo botão deveria usar como #R/C# ou #111#.
Utilizando a opção com ##:
Após apertar na tecla “Enter” para pular pra próxima linha, ou sair do campo de observação, o sistema irá tentar procurar esse código de frase, e caso o sistema encontre a frase, irá trocar o código pela frase e exibir a mensagem na parte superior a direita a mensagem de sucesso:
Campo de Observação não tem limite de caracteres, ou seja, pode ser digitada diversas observações/frases em um campo único de observação.
Após digitar nosso laudo, temos duas opções: “Salvar” e “Salvar Parcial”.
Opção SALVAR: Salva o exame com o status de “LA” - LANÇADO (Nome pode ser configurável no laboratório, por exemplo: DIGITADO, etc.)
Opção SALVAR PARCIAL: Salva o exame com o status de “LP” - LANÇADO PARCIAL (Nome pode ser configurável no laboratório, por exemplo: DIGITADO PARCIAL, etc.)
Após salvar, ou salvar parcial, será exibido a mensagem que o exame foi lançado com sucesso, e o status do exame vai ficar compatível com a opção que usou:
Visualização de Resultados Laudo Laboratorial
Para visualizar o resultado, podemos clicar no ícone “” na aba “Ações”.
Exemplo abaixo:
Outra forma é vendo na tela o resultado, conforme imagem abaixo:
Regras Adicionais
Lançamento via PDF
Para anexar um PDF como resultado, devemos clicar no ícone de ““.
Em seguida, será necessário clicar no botão “Escolher Arquivo” e selecionar o arquivo desejado.
Após a seleção do arquivo, clicaremos em “Anexar” e será exibido uma mensagem no canto superior a direita da tela confirmando a inserção do pdf.
Após isso, o ícone de inserção do pdf fica com a cor verde, indicando que há um arquivo anexado.
Ao clicar no ícone, será aberto em uma nova guia o pdf que foi anexado.
Regras Adicionais
Lançamento RTF/Imagem
O Laudo RTF/Imagem, precisa ter o exame configurado, marcado o checkbox no cadastro do exame “IMAGEM” e “RTF”, para abrir o lançamento RTF, conforme manual Cadastro de Exame .
Nesse formato, é permitido digitar um texto livre, juntamente com inclusões de imagens. (Específico para Laudos de Ultrassom, Raio X, etc).
Visualização de Resultado Laudo RTF
Utilizaremos a mesma opção, porém a exibição é diferente, conforme exemplo abaixo:
Regras Adicionais
Em ambos os casos, abre uma tela semelhante com a do respectivo lançamento porém não é permitido nenhum tipo de alteração, é apenas para visualização do resultado.
Assinar Exame
A assinatura de exame pode ser feita por essa tela também, ao clicar no ícone de “ “ para assinar individualmente o exame, ou no botão de “Assinar Todos Lancados”.
Ao clicar nessa opção, irá assinar o exame, muda o status para “CF” (Conferido, nomenclatura pode ser diferente de acordo com o laboratório), e com isso, irá permitir a impressão do resultado.
Regras Adicionais
Rastreabilidade
Essa opção conseguimos ver a rastreabilidade completa do exame, desde sua inclusão até a impressão/entrega do resultado.
Exemplo:
Assinatura de Resultados - Lista de Exames
Nessa opção, temos as mesmas funções da tela anterior, porém temos uma listagem por exames ao invés de pacientes, com algumas opções diferentes:
Opções Diferentes
Assinatura de Resultados por Mapa de Trabalho
Antes de iniciarmos, precisamos entender que possuímos 2 possíveis comportamento para essa assinatura.
Para assinar resultados por mapa de trabalho grade, iremos na mesma tela de Assinar Resultados e teremos a opção de Assinar por Mapa (Para aparecer o botão, o operador precisa ter ao menos 1 das permissões citadas acima), conforme imagem abaixo:
Quando a opção “Libera por mapa após confirmar resultado” o botão “Confirma resultado” fica marcado por padrão, e não deixa desmarcar.
Quando só está marcada a opção “Permite alterar resultado na liberação por grade:” essa opção não fica marcada por padrão, e é possível marcar/desmarcar pra seguir o comportamento de confirmação.
Se o botão “Confirma resultado” não estiver marcado, trará no campo do resultado o valor normal (resultado já existente) e o usuário poderá alterar o valor normalmente.
Sendo assim, vamos a liberação de exames por mapa então.
Iremos utilizar esse mapa abaixo de exemplo para realizar a assinatura, fizemos o mesmo processo para o lançamento, conforme o manual Lançamento/Impressão de Resultados.
Repare que o N° do mapa é 1, e também temos a paginação que podemos ter 1 a N páginas, isso é importante para o lançamento.
Agora, na tela de Assinatura por Mapa, iremos colocar o n° do mapa que iremos lançar e a pagina inicial e final, no nosso caso do exemplo acima, mapa n° 1, e pagina 1, ou seja, inicial e final 1, conforme imagem abaixo:
Feito isso clicaremos no botão “Buscar” e em seguida será exibido todos os exames contidos no mapa, já selecionados para realizar o lançamento:
Agora clicaremos no botão “Liberar por Mapa”, OBS.: Pode ser escolhido os exames que deseja se for o caso. A ordem da Assinatura, é mesma ordem dos pacientes conforme a ordem da impressão do mapa (Desde que todos estejam lançados).
Após clicar em Liberar por Mapa, será aberta a mesma tela de lançamento de resultados, conforme já mostrado anteriormente, porém com botões diferentes (Sair do Mapa, Sair do Exame e Assinar Exame).
Digitei um valor incorreto com o que já foi lançado para exibir a mensagem que os valores de lançamento e de assinatura não coincidem, conforme imagem abaixo:
O valor desse resultado que foi digitado no lançamento, é 4,0.
Agora digitarei o valor correto que foi utilizado no lançamento
Quando é utilizado apenas a permissão “Permite alterar resultado na liberação por grade” e a opção “Confirma resultado não está marcada” é exibido o valor do lançamento em tela e permite editar, e aparecem alguns botões adicionais (Salvar - Mantém o status em “LA” e Salvar Parcial - Altera o Status para “LP”), conforme exemplo abaixo:
Após clicar no botão “Liberar por Mapa” aparecerá a tela de lançamento com o resultado e os botões.
Repare que dessa vez já trouxe o valor no campo “4,0”.
Após assinar o primeiro exame, o sistema irá ir para o próximo automaticamente até finalizar a listagem do mapa, e exibe a quantidade que possui no mapa e que foi lançado, e entra automaticamente no próximo exame/amostra.
Em seguida entra no próximo exame do mapa:
Repare que no exemplo acima já é outra amostra “000030”.
Após finalizar a Assinatura completa do Mapa de trabalho, é gerado a mensagem de sucesso limpa o filtro do mapa.
Conclusão
Podemos concluir que a Assinatura de Resultados é uma das etapas mais críticas do laboratório, é onde não pode ter nenhum tipo de erro, afinal, um resultado incorreto pode custar a vida de um paciente devido a interpretação incorreta.
Nesse caso também, é super importante que se tenha a rastreabilidade do processo por completo para saber os operadores que fizeram cada etapa, dando uma garantia e segurança ao laboratório referente ao processo de liberação de laudos, tendo integridade das informações de ponta a ponta em todo o processo.