Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Manual com objetivo de mostrar as instruções do passo a passo de como realizar a configuração para o bom funcionamento
Informações
Informações

Manual com objetivo de mostrar as instruções do passo a passo de como realizar a configuração para o bom funcionamento da integração via XML ou WEBSERVICE com laboratórios de Apoio.

Versão

Proprietário

Nota

Data

1.0

Rafael Carvalho

Criação de documento

24/05/2023

1.1

Rafael Carvalho

Conclusão do documento

30/05/2023

1.2

Rafael Carvalho

Inclusão Peculiaridades Pardini

26/01/2024

1.3

Rafael Carvalho

Inclusão parâmetro não importa referência

29/01/2024

Índice

1.4

Rafael Carvalho

Inclusão de Importação PDF + dados Álvaro + Cancelamento de Exame no Apoio

10/10/2024

1.5

Rafael Carvalho

Inclusão de Importação Informação Adicional Pardini

24/12/2024

1.6

Rafael Carvalho

Inclusão de Importação Antibiograma Formato 999999v1.

05/02/2025

Índice

Índice
minLevel1
maxLevel7
excludeÍndice
stylesquare

Conceito da Integração com o Laboratório de Apoio

Compreende-se como Laboratório de Apoio, laboratório terceirizados que realizam exames de pacientes, oferecendo o serviço como apoio ao Laboratório para algum exame que não processa no laboratório ou de acordo com a necessidade de cada laboratório, possibilitando que seja feita integrações para que o laboratório consiga disponibilizar e ter via sistema os resultados das amostras, ou seja, realizar integração de envio de pedidos e retorno de resultados, via XML ou via WEB SERVICE.

...

10 - Histórico de Exclusão: Exibe em lista uma rastreabilidade de todos os registros deletados da tela específica.

Configuração do Apoio

Configuração para Envio de Exames

Para configurar o Apoio, devemos ir no Menu Cadastros > Apoio:

...

Caso seja WebService, devemos Selecionar qual o Layout do Apoio WebService, e marcar a opção “Enviar apoio via Web Service”, caso seja XML não marcar essa opção.

Endereço WebService: Preencher com o Endereço WebService do laboratório de Apoio (Apoio fornece esse endereço).

2 opções para Retorno de Resultados (APENAS PARA TIPO WEBSERVICE):

Por pedido: Por pedido o sistema irá checar todas as amostras que foram enviadas pra esse apoio, e irá checar se existem resultados disponíveis para essas amostras no apoio e caso tenha irá importar o resultado dos exames. -Geralmente é o mais utilizado.

Por Período: O usuário precisa preencher um período inicial e final na tela de importação de apoio (Ex.: 01/01/2001 a 10/01/2001) e o sistema irá solicitar para o WebService do Apoio as amostras desse período informado.

...

Devemos utilizar a Rotina do Apoio Desejado, exemplo abaixo com o laboratório de apoio DB:

...

Peculiaridades de Envio Álvaro (XML ou Webservice)

O Álvaro utiliza dois campos de login que são diferentes caso use XML ou Webservice):

...

Informações

Opção “Não importa valor de referência” faz com que na importação de resultado, seja utilizado o valor de referência do layout e não o que vem do apoio.Campos obrigatórios são

Opção “Importa resultados em PDF do Apoio” faz com que na importação de resultado, seja consumido o PDF do apoio (Alvaro, Pardini e DB).

Campos obrigatórios são preenchidos na tela de envio para apoio, e caso marcado faz com que tenha que ser digitado antes do envio para conseguir fazer o envio de fato.

Opção “Teste para COVID-19” obriga preencher data de sintoma e envia pro apoio.

...

Nota

Caso o exame não esteja marcado que é enviado para Apoio, o mesmo não aparecerá na listagem de envios.

...

Envio de Pedidos (Manual)

Acessar no menu: Integrações > Envio de Exames para Apoio

...

Nota

Só será exibido os exames que estão devidamente configurados, e com status disponível para envio via Apoio.

Status Disponíveis para envio via Apoio: “TR” e “AP” (No caso o AP seria apenas para reenvio/reimpressão de etiqueta ou cancelamento do exame no apoio).

Será exibido também os exames com status “FM”,”FU” no filtro de enviados, caso tenha o envio automático para o apoio direto na tela de atendimento. (Também seria apenas para reenvio/reimpressão de etiqueta ou cancelamento do exame no apoio)

...

Nota

Opção de Impressão de Etiqueta do APOIO só é disponível para apoios via WEBSERVICE.

...

Envio de pedidos (Via Recepção)

Acessar no Menu Cadastros > Posto de Coleta:

...

Quando o exame for enviado pela recepção é , ao finalizar o atendimento as etiquetas são impressas a depender do fluxo de coleta estabelecido via parâmetros do sistema, posteriormente será possível imprimir a 2ª via da etiqueta, marcando a opção destacada.

...

Todos os exames que foram enviados para o apoio aparecerão e será possível selecionar quais exames serão reimpressos.

...

Após realizar a leitura de etiqueta (via triagem) ou o Recebimento e Falta de Material o status será atualizado automaticamente para APOIO, facilitando a identificação dos exames.

Configuração de Exame para Retorno de Resultados

Agora, devemos configurar o De/Para das Linhas de Resultados, precisamos consultar no apoio o código das linhas de resultado do exame em específico, em alguns apoios essa informação e disponibilizada no site do apoio, como no cabo do DB por exemplo.

Link: Guia de Exames - Diagnostico do Brasil

(Filtrar o exame desejado, e clicar na opção de “Mais Detalhes” ao lado do Método e ir nos “Parâmetro de Integração”).

Código Parâmetro > é o Código que deverá ser utilizado no De/Para.

...

Exemplo do Alvaro:

Link: Guia de Exames - Alvaro

(Filtrar o exame desejado, e clicar na opção de “Ver Parâmetros” na aba “INTEGRAÇÃO”).

Linhas de Resultado > Código da linha é o Código que deverá ser utilizado no De/Para.

...

Em outros apoios, talvez seja necessário solicitar para o apoio ou verificar no XML/WebService, os códigos de retorno da linha.

Devemos Acessar o Menu Cadastros > Apoio:

Ir na aba Exames e clicar no ícone de Configuração do De/Para 🔁 dos resultados.

Ao clicar no ícone, abrirá a tela para configuração, conforme exemplo abaixo:

...

No nosso caso, o parâmetro GLIC (Código da linha no SIALAB) é correspondente ao parâmetro RES1 (Código da linha no APOIO), a OBS o apoio não retorna, então podemos marcar configurar como OBS (Não terá problema pois quando não encontra o parâmetro no retorno, apenas da um informativo no relatório de importação dos resultados).

Exemplo preenchido:

...

Após preencher os dados, clicamos em “Gravar”,

Feito isso, as alterações estão salvas, e podemos consultar no cadastro que a coluna “De/Para” já não está mais em branco, conforme exemplo abaixo:

...

Retorno de Resultados

Acessar no menu: Integrações > Importação de Resultados para Apoio

  • Devemos selecionar o TIPO de retorno, Arquivo ou WebService.

Para o Tipo Arquivo, será exibido os campos para selecionar o APOIO, e o ARQUIVO XML do Resultado (Esse arquivo deve ser baixado no site do apoio).

...

Para o Tipo WebService, será exibido os campos para selecionar o APOIO, e o POSTO (Opcional) - Caso o posto esteja selecionado, só será filtrado para buscar os resultados das amostras desse posto em específico.

...

Nota

A seleção do Apoio só aparecerá os apoios correspondentes ao Tipo de Importação, ou seja, se for selecionado WebService, só irá listar no Apoio os Apoios que contenham a opção “Enviar Via Webservice” marcada, e para Arquivo essa opção deve estar desmarcada, conforme figura 4.

Após preencher o filtro, devemos clicar em Importar, em seguida irá gerar um Relatório contendo Todos os exames que foram Importados/Importados com Ressalvas (No caso de não ter encontrado algum parâmetro configurado no de/para do cadastro do apoio)\Não Importados, de acordo com o Filtro realizado ou Arquivo Selecionado.

O Relatório exibe os detalhes da importação, exemplo de relatório:

...

Peculiaridades Pardini

Para o Pardini, existem três formas de retorno dos resultados, alguns resultados que vem sem nome (Caso de resultado único), alguns resultados que são possuem mais de uma linha (Ex.: Bilirrubinas), e resultados com campo de resultado duplo, como Eletroforese, Hemograma, etc.

Para os casos de resultado simples (Ex.: Albumina), devemos colocar o mesmo código do exame no apoio para realizar a configuração do de/para para associar os campos de resultado.

Exemplo:

...

Exemplo do XML para resultados simples:

...

languagexml

...

Nota

Fluxo sem utilizar triagem eletrônica:

Status possíveis no atendimento “TR” - Veio “Sim” e “FM” - Veio “Não”, onde o “TR” imprime a etiqueta ao finalizar o atendimento, e o “FM” só faz o envio para o apoio e a geração da etiqueta só gera após coletar o exame na tela de Falta Material e Recebimento. (Após realizar o recebimento do exame, o status muda para “AP”).

Utilizando Triagem Eletrônica:

Status possíveis no atendimento “FM” - Veio “Não” e “FU” - Veio “Futura Coleta”, onde o “FM” imprime a etiqueta ao finalizar o atendimento, e o “FU” só faz o envio para o apoio e a geração da etiqueta só gera após coletar o exame na tela de Falta Material e Recebimento. (Após realizar a triagem do exame, o status muda para “AP”).

Utilizando Triagem Eletrônica + Coleta:

Status possíveis no atendimento “FU” - Veio “Futura Coleta”, onde será feito o envio para o apoio e a geração da etiqueta seria através da tela de Coleta de Material. (Após realizar a triagem do exame, o status muda para “AP”).

...

Todos os exames que foram enviados para o apoio aparecerão e será possível selecionar quais exames serão reimpressos.

...

Após realizar a leitura de etiqueta (via triagem) ou o Recebimento e Falta de Material o status será atualizado automaticamente para APOIO, facilitando a identificação dos exames.

...

Configuração de Exame para Retorno de Resultados

Agora, devemos configurar o De/Para das Linhas de Resultados, precisamos consultar no apoio o código das linhas de resultado do exame em específico, em alguns apoios essa informação e disponibilizada no site do apoio, como no cabo do DB por exemplo.

Link: Guia de Exames - Diagnostico do Brasil

(Filtrar o exame desejado, e clicar na opção de “Mais Detalhes” ao lado do Método e ir nos “Parâmetro de Integração”).

Código Parâmetro > é o Código que deverá ser utilizado no De/Para.

...

Exemplo do Álvaro:

Link: Guia de Exames - Álvaro

(Filtrar o exame desejado, e clicar na opção de “Ver Parâmetros” na aba “INTEGRAÇÃO”).

Linhas de Resultado > Código da linha é o Código que deverá ser utilizado no De/Para.

...

Em outros apoios, talvez seja necessário solicitar para o apoio ou verificar no XML/WebService, os códigos de retorno da linha.

Devemos Acessar o Menu Cadastros > Apoio:

Ir na aba Exames e clicar no ícone de Configuração do De/Para 🔁 dos resultados.

Ao clicar no ícone, abrirá a tela para configuração, conforme exemplo abaixo:

...

No nosso caso, o parâmetro GLIC (Código da linha no SIALAB) é correspondente ao parâmetro RES1 (Código da linha no APOIO), a OBS o apoio não retorna, então podemos marcar configurar como OBS (Não terá problema pois quando não encontra o parâmetro no retorno, apenas da um informativo no relatório de importação dos resultados).

Exemplo preenchido:

...

Nota

No caso do Álvaro no exemplo acima, o de para seria “1240” e “OBS”, se fosse para o TSH, por exemplo.

Após preencher os dados, clicamos em “Gravar”,

Feito isso, as alterações estão salvas, e podemos consultar no cadastro que a coluna “De/Para” já não está mais em branco, conforme exemplo abaixo:

...

Nota

Múltiplo De/Para:

É possível configurar vários de/paras para um resultado só, separando com “;”, então se vier na integração X ou Y, a primeira condição/parâmetro que ele encontrar será o valor utilizado para importação do resultado.

Exemplo: (Caso que pegamos no Pardini por exemplo das Bilirrubinas)

TOTAL|3;TOTAL

INDIRETA|2;INDIRETA

Nesse exemplo acima, irá procurar o valor “TOTAL|3”, caso não encontre irá procurar “TOTAL”, a mesma coisa para a INDIRETA.

...

Retorno de Resultados

Acessar no menu: Integrações > Importação de Resultados para Apoio

  • Devemos selecionar o TIPO de retorno, Arquivo ou WebService.

Para o Tipo Arquivo, será exibido os campos para selecionar o APOIO, e o ARQUIVO XML do Resultado (Esse arquivo deve ser baixado no site do apoio).

...

Para o Tipo WebService, será exibido os campos para selecionar o APOIO, e o POSTO (Opcional) - Caso o posto esteja selecionado, só será filtrado para buscar os resultados das amostras desse posto em específico.

...

Nota

A seleção do Apoio só aparecerá os apoios correspondentes ao Tipo de Importação, ou seja, se for selecionado WebService, só irá listar no Apoio os Apoios que contenham a opção “Enviar Via Webservice” marcada, e para Arquivo essa opção deve estar desmarcada, conforme figura 4.

Após preencher o filtro, devemos clicar em Importar, em seguida irá gerar um Relatório contendo Todos os exames que foram Importados/Importados com Ressalvas (No caso de não ter encontrado algum parâmetro configurado no de/para do cadastro do apoio)\Não Importados, de acordo com o Filtro realizado ou Arquivo Selecionado.

O Relatório exibe os detalhes da importação, exemplo de relatório:

...

Peculiaridades Pardini

Para o Pardini, existem três formas de retorno dos resultados, alguns resultados que vem sem nome (Caso de resultado único), alguns resultados que são compostos, ou seja, possuem mais de uma linha resultado (Ex.: Bilirrubinas, Psa livre e total, etc), e resultados com campo de resultado duplo (Ex.: Eletroforese, Hemograma, etc).

Para os casos de resultado simples (Ex.: Albumina), devemos colocar o mesmo código do exame no apoio para realizar a configuração do de/para para associar os campos de resultado.

Exemplo:

...

Exemplo do XML para resultados simples:

Bloco de código
languagexml
 <SuperExame>
      <MaterialNome>SORO</MaterialNome>
      <ExameNome>ALBUMINA, DOSAGEM</ExameNome>
      <CodExmApoio>S|ALB-D|1</CodExmApoio>
      <CodExmLab>175473</CodExmLab>
      <CodigoFormato>12938</CodigoFormato>
      <ValorReferenciaBlocoTexto>  VALOR DE REFERÊNCIA: ADULTOS: DE 3,7 A 5,2 g/dL</ValorReferenciaBlocoTexto>
      <Exame idExame="1">
        <Metodo>COLORIMÉTRICO</Metodo>
        <ItemDeExame  </Resultado>idItemDeExame="1">
         </ItemDeExame> <Resultado idResultado="1">
      <Observacao />       </Exame><Conteudo>
              <Valor CasasDecimais="1" TamanhoMaximo="6" Tipo="decimal" idValor="1">4,0</Valor>
            </SuperExame>

Repare que não temos campo de nome para a linha de resultado, ou seja, consideraremos o código do Exame no Apoio.

Para os casos possuem mais de uma linha (Ex.: Bilirrubinas), devemos colocar o nome da linha como aparece no xml.

Exemplo:

...

Exemplo do XML para resultados com mais de uma linha:

Bloco de código
languagexml
    Conteudo>
            <UnidadeDeMedida>g/dL</UnidadeDeMedida>
   <ItemDeExame idItemDeExame="1">      </Resultado>
    <Resultado Nome="DIRETA" idResultado="1">  </ItemDeExame>
        <Observacao  <Conteudo>/>
      </Exame>
       <Valor CasasDecimais="1" TamanhoMaximo="5" Tipo="decimal" idValor="1">0,1</Valor>
   </SuperExame>

Repare que não temos campo de nome para a linha de resultado, ou seja, consideraremos o código do Exame no Apoio.

...

Para os casos possuem mais de uma linha (Ex.: Bilirrubinas), devemos colocar o nome da linha como aparece no xml.

Exemplo:

...

Exemplo do XML para resultados com mais de uma linha:

Bloco de código
languagexml
         </Conteudo>
            <UnidadeDeMedida>mg/dL</UnidadeDeMedida>
          </Resultado>
        </ItemDeExame>
        <ItemDeExame idItemDeExame="21">
          <Resultado Nome="INDIRETADIRETA" idResultado="1">
            <Conteudo>
              <Valor CasasDecimais="1" TamanhoMaximo="5" Tipo="decimal" idValor="1">0,3<1</Valor>
            </Conteudo>
            <UnidadeDeMedida>mg/dL</UnidadeDeMedida>
          </Resultado>
        </ItemDeExame>
        <ItemDeExame idItemDeExame="32">
          <Resultado Nome="TOTALINDIRETA" idResultado="1">
            <Conteudo>
              <Valor CasasDecimais="1" TamanhoMaximo="5" Tipo="decimal" idValor="1">0,4<3</Valor>
            </Conteudo>
            <UnidadeDeMedida>mg/dL</UnidadeDeMedida>
          </Resultado>
        </ItemDeExame>

Repare que temos na tag de resultado o nome do campo “DIRETA”, “INDIRETA” e “TOTAL”. Nesse cenário utilizaremos esse mesmo nome para associação dos campos e realização do de/para corretamente.

Para os casos de resultado duplo (Eletroforese, Hemograma), devemos colocar um “|1” ou “|2” junto com o nome do de/para para associar ao 1° resultado ou ao 2° resultado, caso não tenha essa checagem, será considerado o 1° resultado.

Exemplo:

...

Exemplo do XML para campo duplo:

Bloco de código
languagexml
<Exame idExame="1">
        <Metodo>ELETROFORESE CAPILAR</Metodo>
        <ItemDeExame idItemDeExame="1">
          <Nome>ALBUMINA</Nome>
          <Resultado Nome="%" idResultado="1">
            <Conteudo>
              <Valor CasasDecimais="1" TamanhoMaximo="7" Tipo="decimal" idValor="1">63,5</Valor>
            </Conteudo>
            <UnidadeDeMedida>%</UnidadeDeMedida>
          </Resultado>
          <Resultado idResultado="2">
            <Conteudo>
         
        <ItemDeExame idItemDeExame="3">
          <Resultado Nome="TOTAL" idResultado="1">
            <Conteudo>
              <Valor CasasDecimais="1" TamanhoMaximo="5" Tipo="decimal" idValor="1">0,4</Valor>
            </Conteudo>
            <UnidadeDeMedida>mg/dL</UnidadeDeMedida>
          </Resultado>
        </ItemDeExame>

Repare que temos na tag de resultado o nome do campo “DIRETA”, “INDIRETA” e “TOTAL”. Nesse cenário utilizaremos esse mesmo nome para associação dos campos e realização do de/para corretamente.

...

Para os casos de resultado duplo (Eletroforese), devemos colocar um “|1” ou “|2” junto com o nome do de/para para associar ao 1° resultado (O primeiro resultado é opcional colocar o |1 ou não) ou ao 2° resultado, caso não tenha essa checagem, será considerado o 1° resultado.

Exemplo:

...

Exemplo do XML para campo duplo:

Bloco de código
languagexml
<Exame idExame="1">
        <Metodo>ELETROFORESE CAPILAR</Metodo>
        <ItemDeExame idItemDeExame="1">
          <Nome>ALBUMINA</Nome>
          <Resultado Nome="%" idResultado="1">
            <Conteudo>
              <Valor CasasDecimais="1" TamanhoMaximo="7" Tipo="decimal" idValor="1">63,5</Valor>
            </Conteudo>
            <UnidadeDeMedida>%</UnidadeDeMedida>
          </Resultado>
          <Resultado idResultado="2">
            <Conteudo>
              <Valor CasasDecimais="2" TamanhoMaximo="7" Tipo="decimal" idValor="1">3,75</Valor>
            </Conteudo>
            <UnidadeDeMedida>g/dL</UnidadeDeMedida>
          </Resultado>
        </ItemDeExame>

Repare que temos o campo “NOME” = ALBUMINA, porém temos 2 idResultado, ou seja, resultado duplo. Nesse cenário o campo id “1” seria “ALBUMINA” e o id “2” seria “ALBUMINA|2”.

...

Para os campos de IMAGEM devemos colocar o de/para como IMG, caso tenha mais de 1 imagem, continuar nos demais campos como IMG2, IMG3, IMG4, …..etc.,.

Para os campos de Observação, o Pardini manda apenas um campo de Observação, devemos deixar o De/Para como “Observacao”.

...

Valores de Referência do Pardini São importados via Bloco de texto, ou seja, será utilizado o campo de Valor de Referência Texto da linha do layout, conforme podem ver orientação no manual Cadastro de Layout de Exames SIALAB.

IMPORTANTE: O valor de referência, ficará na linha do último parâmetro enviado do apoio, ou seja, no exemplo da bilirrubina total, a referência ficaria abaixo da linha da BILIRRUBINA TOTAL, independente da ordem dela no layout dentro do sia, o que vale nesse cenário é a ordem que veio no apoio.

...

Informação Adicional, pode ser importado o Valor ou a Descrição da informação Adicional.

Deverá ter o de/para para o campo, informando como “INFOAD” fixo, e o numero da informação adicional e qual o dado quer (Valor ou Descrição), exemplo: “INFOAD1|VALOR” ou “INFOAD1|DESC”

Exemplo do retorno do Pardini:

Bloco de código
languagexml
  <InfAdicional idInfAdicional="1">
    <Descricao>Bloco analisado:</Descricao>
    <Valor CasasDecimais="0" TamanhoMaximo="58" Tipo="alfanumerico" idValor="1" 10/>
  </InfAdicional>
  <InfAdicional idInfAdicional="2">
    <Descricao>Porcentagem tumoral:</Descricao>
    <Valor CasasDecimais="20" TamanhoMaximo="754" Tipo="decimalalfanumerico" idValor="1">3,75</Valor>2" 25/>
  </InfAdicional>
  <InfAdicional idInfAdicional="3">
     </Conteudo>   <Descricao>REFERÊNCIAS:</Descricao>
    <Valor>- NCCN Clinical Practice Guidelines <UnidadeDeMedida>gGenetic/dL</UnidadeDeMedida>Familial High Risk  Assessment:
      <Colon/Resultado>Rectal Cancer; Non-Small Cell Lung Cancer (<http://www.nccn.org/).</Valor>
  </ItemDeExame>

Repare que temos o campo “NOME” = ALBUMINA, porém temos 2 idResultado, ou seja, resultado duplo. Nesse cenário o campo id “1” seria “ALBUMINA” e o id “2” seria “ALBUMINA|2”.

Para os campos de IMAGEM devemos colocar o de/para como IMG, caso tenha mais de 1 imagem, continuar nos demais campos como IMG2, IMG3, IMG4, …..etc.,.

Para os campos de Observação, o Pardini manda apenas um campo de Observação, devemos deixar o De/Para como “Observacao”.

Valores de Referência do Pardini São importados via Bloco de texto, ou seja, será utilizado o campo de Valor de Referência Texto da linha do layout, conforme podem ver orientação no manual Cadastro de Layout de Exames SIALAB.

...

InfAdicional>

...

Antibiograma Formato 999999v1

Possível importar até 3 bactérias, conforme layout de Antibiograma.

Separar da seguinte forma:

MIC1, MIC2, MIC3 para as bactérias, na MIC1 tem “;CT+ABU” pois pode vir uma cultura negativa, então não vai ter bactérias e antibióticos.

ANTIBIOGRAMA 1 (Descrição do Antibiótico 1)

ANTIBIOGRAMA 1 R1 (Resistência 1 do Antibiótico 1)

ANTIBIOGRAMA 1 M1 (MIC/CIM 1 do Antibiótico 1)

ANTIBIOGRAMA 1 R1 (Resistência 2 do Antibiótico 1)

ANTIBIOGRAMA 1 M1 (MIC/CIM 2 do Antibiótico 1)

E assim, sucessivamente.

...

Cancelamento de Exame

Para cancelar o envio de um exame que foi enviado para o apoio, devemos ir na tela de Integrações > Apoio - Envio de Exames:

Filtrar o apoio desejado, e o período desejado.

Após realizar o filtro, aparecerá um ícone de voltar transação no “Ações” da tabela, conforme imagem abaixo:

...

Ao clicar no ícone, será gerado um toast de sucesso do cancelamento, e o exame voltará para “TR” caso já esteja com o status “AP”, caso esteja em qualquer outro status, será mantido o status do sistema porém o cancelamento será feito no apoio.

...

Nota

Só funciona para integração via WEB SERVICE.

Conclusão

A integração com laboratórios de apoio, permite que o laboratório faça exames terceirizados de forma prática, confiável e rápida, visando diminuir o tempo de cadastro/digitação de resultado, fazendo isso via integração, possibilitando maior controle sobre os exames terceirizados, assim como evitar digitação incorreta de resultados.

...