Manual com objetivo de mostrar passo a passo de como realizar cadastro de linhas nos sistemas Easylab.
Versão | Proprietário | Nota | Data |
---|---|---|---|
1.0 | Criação de documento | 20/09/2021 |
Introdução
Compreende-se como Cadastro de Recipientes a inserção de informações referente aos tubos para armazenamento das amostras a serem analisadas. Para diferentes testes e exames, existem distintos receptáculos. Dessa forma, cada tubo possui uma cor que é referente aos aditivos presentes dentro do recipiente. Tendo conhecimento disso, é importante que os tubos sejam categorizados de acordo com seus componentes, necessidade e que sejam categorizados de forma a facilitar e orientar o processo da melhor forma para os profissionais do laboratório.
É de suma importância a compreensão que todos os itens apontados neste Manual, são dados e orientações sugestivas no que tange à parametrização do sistema. Sendo assim, o laboratório em questão pode desenvolver métricas e apontamentos que julgarem necessários, variando com o nível de apontamento e exigência que desejam atingir.
Nas telas, o sistema apresenta botões PADRÃO que serão utilizados para edição e manipulação dentro do sistema:
Adicionar: Inclui um novo registro.
Modificar: Altera informações do registro selecionado.
Consultar: Consulta o registro selecionado, porém sem a possibilidade de realizar edições.
Excluir: Exclui um registro selecionado.
Histórico Exclusão: Exibe tabela de rastreabilidade dos registros deletados.
Ativar/Desativar: Desativa ou ativa um registro, alterando o status do item selecionado.
Atualizar: Atualiza a tela com alterações realizadas nos registros.
Cadastros de Recipientes de Amostra
Passo a passo para realizar o cadastramento de recipiente de amostra no sistema Easylab.
1. Clique no Menu Cadastros > Exames > Recipiente de Amostras.
2. Para a inserção de um novo registro de recipiente de amostra, clicar sobre o botão Adicionar para realizar o lançamento de um novo registro. Execute o preenchimento com a descrição desejada. Nessa tela, é possível realizar o upload de imagem do tubo, com os seguintes formatos: bmp; ico; jpeg; jpeg; entre outros. Basta dar um duplo clique na caixa retangular e realizar a seleção da imagem desejada. Caso queira realizar a exclusão de uma imagem previamente selecionada, clique com o botão DIREITO do mouse sob a figura.
A tela conta com duas checkboxes de Parâmetros, que constam as seguintes opções:
Não imprime Etiqueta de Coleta/Triagem: Marcando essa opção, o sistema não irá realizar a geração e nem a posterior impressão da etiqueta de triagem e coleta para os tubos.
Tubo: Essa opção tem como função a informação de se o recipiente cadastrado é um tubo ou não.
Após as informações preenchidas, clique no botão “GRAVAR”. Com registro previamente cadastrados, é possível rastrear as modificações no log usando o botão “RASTREAR”.
3. Para correlacionar o recipiente criada com os exames, acesse Cadastros > Exames > Exames.
Será apresentada a tela dos exames. Selecione o exame desejado clique em Adicionar (em caso de nova inserção) ou Modificar e no campo realize a atribuição do registro do recipientes no campo Etiqueta de Tubos, seja ela Coleta ou Triagem de acordo com parametrização e métricas utilizada no laboratório. Após seleção, o sistema retornará com o item selecionado. Clique em Gravar e o procedimento será realizado e salvo.
O procedimento acima descrito, deve ser repetido em todos os exames que deseja realizar a atribuição de um recipiente de amostra no sistema.
Conclusão
O Cadastro de Recipientes de Amostras auxiliará na configuração e inserção de receptáculos dando a possibilidade do sistema posteriormente realizar a geração de etiquetas configuradas, além de uma padronização nos processos e exames. Entretanto, é necessário que todas as informações sejam preenchidas adequadamente de acordo com o desejado para facilitação do procedimento.