Versão | Proprietário | Nota | Data |
---|---|---|---|
1.0 | Criação de documento | 24/07/2024 |
Instrução
Para utilização da RNDS, devemos 1° solicitar acesso ao ambiente de homologação do governo, com os dados de acesso do laboratório, para isso, temos um guia de passo a passo, mas também tem o que poderá ser consultado no site do governo, mostrando também de quem é a responsabilidade de cada etapa.
Passo a passo | RNDS (saude.gov.br)
1° Passo:
Entrar no endereço https://servicos-datasus.saude.gov.br/ clicar sobre portal de Serviço RNDS.
2° Passo:
Clicar sobre o botão Solicitar Acesso para Homologação.
3° Passo:
Informar dados do usuário do RNDS ou criar conta no portal Gov.br para efetuar o login no site.
4° Passo
Após efetuar o login, irá abrir a tela para informar os dados da solicitação, na origem da solicitação devemos manter selecionado a opção “Outros”.
5° Passo:
Agora devemos selecionar o certificado do tipo A1 (Mais comum, mas devemos selecionar de acordo com o certificado do laboratório), colocar a senha do certificado que o site vai pedir e clicar em “Validar chave pública”.
Em seguida, devemos preencher os dados do laboratório (CNES ou CNPJ e clicar em “Consultar”, após clicar, irá preencher com as informações do laboratório caso encontre o CNES ou CNPJ.
Informar o se possui estabelecimento filho e o gestor responsável do laboratório.
Informar dados do sistema, banco de dados e descritivo do sistema.
Informar que o sistema é uma aplicação web e colocar a faixa de IP (Avaliar para qual ip deixar ou deixar como 0.0.0.0)
Quantidade de atendimentos verificar com o cliente.
Possui integração com outros sistemas deixar setada a opção Não, e informar os períodos de maior acesso nos sistemas.
Preencher os dados de portfólio e selecionar todos os tipos de serviços e operação e clicar no botão de adicionar todos, para adicionar todos os serviços/operações.
OBS.: Quantidade de acessos no período de pico não pode ser menor ao mínimo de atendimento previstos/dia.
Após preencher todos os dados e clicar em Continuar, irá aparecer um Resumo da solicitação, devemos conferir e ver se está tudo ok, estando ok clicaremos em “Continuar”, caso contrário clicaremos em “Anterior”, ajustaremos o que for necessário e clicar em continuar novamente.
Feito o processo acima, irá aparecer o termo de uso, basta marcar a opção de “Li e aceito os termos de uso” e clicar em “Confirmar”.
Feito isso, podemos acompanhar a solicitação e as respostas do governo referente a solicitação através do Portal do cliente, no menu “Solicitações”.
No caso a solicitação nova fica com status “Em Análise” e nas respostas vai ficar o retorno da solicitação feita, se foi aprovada ou recusada, conforme imagem abaixo:
A RNDS tem ate 72h em media para liberar o acesso ao ambiente de homologação.
OBS.: Podemos observar no print, que a solicitação aprovada é de outro sistema, ou seja, clientes que vierem de outros sistemas, precisa fazer o processo de solicitação para o ambiente de homologação novamente para testar com o nosso sistema, assim, não mexendo em nada na solicitação/ambiente feito pelo outro sistema, mantendo essa solicitação “ativa” pois o laboratório pode ter N ambientes configurados.
Abaixo, segue um print após o governo aprovar a solicitação que fizemos:
Para acessar os ambientes configurados, podemos ir no menu “Gerenciar Credenciais”.
Nesse menu, conseguimos ver os ambientes em HOMOLOGAÇÃO, ANALISE PARA PRODUÇÃO e EM PRODUÇÃO.
Ou seja, após ser aprovado a solicitação de homologação que fizemos anteriormente, terá um ambiente em “HOMOLOGAÇÃO”.
Após realizar os testes de acordo com o manual RNDS - Configuração/Envio de Resultados e der certo, deve ser solicitado a aprovação com os prints de sucesso, e então o status passa para “ANALISE PARA PRODUÇÃO”
Ao abrir no “Ambiente de Homologação” no menu de gerenciar credenciais, clicaremos na seta para mostrar mais informações, e terá um botão ao final da página de “Solicitar acesso ao ambiente de produção”
Em seguida, após o governo concluir a análise e dando tudo certo, o status muda para “EM PRODUÇÃO”, será alterado o id para utilizar na configuração, e também deverá mudar a url de auth e de envio para a RNDS, conforme explicado no manual de configuração.