Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

Versão 1 Próxima »

Versão

Proprietário

Nota

Data

1.0

Rafael Carvalho

Criação do Documento

06/03/2024

Objetivo

Este documento visa detalhar o recurso de Triagem de Exames. Onde serão apresentados detalhes para que recurso seja ativado, assim como as exemplificações de funcionamento do mesmo, a fim de orientar o laboratório a ter um controle assertivo da triagem de suas amostras e controle efetivo da distribuição das mesmas.

Parametrização Necessária

O recurso de monitoramento das coletas é ativado por posto e por exame, ou seja, é possível deixar o recurso ativado em uma determinada unidade de coleta e desativado em outra unidade, assim como os exames também.

Pré-Requisito: Ativar parâmetro de “Utiliza triagem eletrônica”.

Para ativar o recuso, basta acessar o menu: Cadastro > Posto de Coleta.

Caso o Posto utilize o Controle de Coleta (Controle de Coleta de Material e Envio de Malote) Não será possível triar um tubo, cujo esteja em um malote que não foi RECEBIDO.

Caso o exame tenha sido incluso no atendimento, sem ter tubo de triagem, não será possível realizar a triagem do exame por essa tela. Mesmo que informe posteriormente o tubo e faça a edição do exame no atendimento, não irá mostrar, precisa ter o tubo no momento de INCLUSÃO do exame no atendimento.

Triagem de Exames

Com o parâmetro ativo, e o operador com permissão na tela de “Recebimento e Falta Material/Triagem”, devemos acessar o menu Gerencial > Triagem:

image-20240306-154455.png

Feito isso, será aberto a tela de Triagem, conforme imagem abaixo:

image-20240306-155401.png

Aqui, os tubos irão ser triados, ou seja, iremos digitar ou realizar a leitura do código de barras da etiqueta, via leitor de código de barras, no campo “Tubo” abaixo do título “Triagem”

Triagem dos exames pelo tubo:

Tubo: Para pesquisar um atendimento através de leitor de código de barras/digitando código de barras, código de barras é composto pela numeração do Posto+Amostra+Tubo de triagem, podendo ser de 10 ou 12 caracteres, no caso de 10 caracteres é utilizado os 2 últimos dígitos do posto, + amostra + os 2 últimos dígitos do tubo.


Filtros na Tabela (Será exibido os tubos que foram triados apenas para consulta, ao recarregar a tela, esses tubos somem da listagem da tabela nessa tela):

Posto: Para pesquisar individualmente por posto dentro das amostras apresentadas em tela.

Amostra: Para pesquisar individualmente por amostra dentro das amostras apresentadas em tela.

Tubo: Para pesquisar individualmente por tubo dentro das amostras apresentadas em tela.

Paciente: Para pesquisar individualmente por nome do paciente dentro das amostras apresentadas em tela.

Só serão triado os exames do tubo que estejam com o status correspondente a poder realizar a triagem, status “FM - Falta Material”, nomenclatura “Falta Material” pode ser diferente de acordo com o laboratório, mudando na legenda dos status via parâmetro, porém o status interno continua sendo “FM”.

Dito isso, vamos simular um processo de triagem de uma amostra, utilizaremos o tubo “002023487001”, abaixo temos uma imagem com a amostra e seus exames:

image-20240306-161321.png

No caso, nosso tubo “002” é correspondente aos exames de bioquímica, “ALB”,”TRI”,”CRE” e “URE”.

Temos 4 deles com status “FM - Cadastro” (No caso a nomenclatura está modificada, o padrão é FALTA MATERIAL), nesse caso, serão triado os 4 exames.

Exemplo Etiqueta:

image-20240306-160708.png

Ao digitar/ler o código de barras da etiqueta, no caso “002023487001“ é exibido a mensagem de confirmação e o tubo é exibido na tabela abaixo:

image-20240306-161115.png

Podemos clicar no ícone 👁️ para visualizar os exames relacionados ao tubo, e os status dos exames.

image-20240306-161908.png

Após isso, o processo de triagem para esse tubo está concluído, os status do

Conclusão

O recurso de Triagem, é de suma importância para garantir a rastreabilidade das amostras do laboratório e efetividade durante a leitura das etiquetas para triar a amostra/exames corretamente, além de proporcionar uma qualidade e organização nas unidades de coleta e no setor técnico que realiza a triagem.

  • Sem rótulos