Integração WhatsApp
Manual com o objetivo de realizar passo a passo a configuração para Integração via WhatsApp, enviando mensagens após o laudo ficar pronto.
Versão | Proprietário | Nota | Data |
---|---|---|---|
1.0 | @Rafael Carvalho | Criação de documento | 06/12/2023 |
Índice
Primeira etapa: Pré-Requisitos.
Aquisição do Produto pelo cliente:
Antes de iniciar o processo o cliente deverá adquirir o produto com o setor comercial.
Após realizar o processo será enviado um e-mail para o cliente contendo as informações necessárias para ativação da conta.
Após ativação da conta entre na url https://jaenvios.com.br/dashboard/authenticate/login com o seu respectivo usuário e senha e click sobre o botão “ENTRAR”.
Dentro da Plataforma, devemos configurar o número e fazer a leitura do QRCode para acessar o WhatsApp, gerar o Token para acessar a API e criar um grupo de usuários.
Esses dados serão usado para disparo de mensagens e configuração dos parâmetros no sialab.
Devemos acessar a aba “WHATSAPP” no menu superior, e em seguida ir na opção “CONTAS” e clicar no botão “ADICIONAR CONTA” para fazermos a leitura do QRCode, Feito isso, será aberto um Modal, onde devemos clicar em “LINK DA CONTA”, conforme imagem abaixo:
Nesse momento, é ideal que esteja com o Celular do número WhatsApp em mãos para conseguir efetuar a leitura do QRCode, indo na opção de “” e posteriormente em “Aparelhos Conectados”, conforme imagem abaixo:
Em seguida, devemos clicar na opção “Conectar um aparelho”, onde será aberto a câmera para fazermos a leitura do QRCode, conforme imagem abaixo de exemplo:
Após clicar no botão de “LINK DA CONTA” na plataforma JAENVIOS, será aberto o QRCode e ficará disponível para leitura por 15 segundos, caso não consiga fazer a leitura deverá refazer o processo.
O QRCode tem validade de 15 segundos, após isso ele entende que não vai haver conexão e encerra o QRCode.
Após realizar a leitura do QRCode, o WhatsApp estará conectado, e devemos copiar o ID de Conexão gerado pelo sistema, conforme imagem abaixo:
Clicaremos no ícone ““ para realizar a cópia do token, será exibido uma mensagem de sucesso.
Após isso, podemos jogar esse código em um notepad por exemplo para mantermos salvo.
Segunda etapa: Geração de Token API
Devemos acessar a aba “FERRAMENTAS” no menu superior, e em seguida ir na opção “CHAVES DE API” e clicar no botão “ADICIONAR CHAVE” para criarmos o Token.
Feito isso, será aberto um Modal, onde devemos digitar o nome (Podemos usar o nome do cliente apenas por padronização) para geração do Token e as Permissões (Aqui selecionaremos todas as permissões), conforme imagem abaixo:
Será exibido na tela o Token que Criamos:
Clicaremos no ícone ““ para realizar a cópia do token, será exibido uma mensagem de sucesso.
Após isso, podemos jogar esse código em um notepad por exemplo para mantermos salvo.
Terceira etapa: Configuração de Parâmetros SiaLab
Após obter os requisitos acima, siga o manual abaixo:
Ir até o menu Configurações > Parâmetros do sistema > Dados Integrações.
Irá abrir a tela a seguir:
Vou mostrar também um exemplo criando um Grupo de Contatos e salvando o Contato na plataforma.
Acessar a aba “CONTATOS” no menu superior, e ir na opção “GRUPOS”, em seguida clicar em “ADICIONAR GRUPO”, digitar o nome desejado e clicar em “ENVIAR”.
Após isso, na listagem devemos pegar o ID gerado pela plataforma.
Nesse caso, o ID gerado é 10, devemos colocar isso no campo “BD”.
Exemplo da tela configurada com as orientações acima:
Após preencher as informações corretamente, clicaremos em “GRAVAR”.
Contatos ficaram salvos na plataforma (Pois colocamos o ID do grupo e as {} em volta da tag #cliente#).
Agora, devemos configurar a URL do Laudo, caso ainda não esteja configurada.
Acessar o menu Configurações > Parâmetros do sistema > Laudos.
Caso o Checkbox “Usa visão do paciente para laudos” esteja marcado, a URL não irá trocar nenhuma TAG, ou seja, a URL digitada no campo “Url Comprovante Coleta” será a mesma que exibe na tela, caso esteja desmarcada e tenha alguma tag informada, o sistema realizará as trocas.
#labcode#= será substituída pelo ID do laboratório (Deve ficar com a TAG na URL, o sistema que fará a troca da tag pelo ID/Código do laboratório).
tipolog= Utilizaremos pacatend, no caso, esse tipo de login é utilizado para o login por amostra, ou seja, login que irá abrir diretamente no site.
#posto# será substituída pelo posto do atendimento (Deve ficar com a TAG na URL, o sistema que fará a troca da tag pelo posto).
#amostra# será substituída pelo posto do atendimento (Deve ficar com a TAG na URL, o sistema que fará a troca da tag pela a amostra).
#password# será substituída pela senha do atendimento (Deve ficar com a TAG na URL, o sistema que fará a troca da tag pela senha).
Painel de Integração (Reenvio de Mensagens - Consulta de Mensagens Enviadas/Não Enviadas)
Nessa tela, podemos consultar todas as mensagens que houve tentativa de envio para o whatsapp, as que tiveram falha, é possível reenviar clicando no botão “Reenviar não enviados”, é possível também realizar os filtros para encontrar um determinado posto/amostra, assim como filtrar só por já enviados, não enviados, ou todos.
Para acessar, devemos ir no Menu Integrações > Integração com WhatsApp, conforme imagem abaixo:
O Reenvio só é feito para as que não foram enviadas, ou seja, só é feito 1 envio com SUCESSO por amostra, os reenvios podem ser realizados N vezes, não tem limitação.
As informações utilizadas para o reenvio, serão sempre as atuais (N° telefone, Nome do Paciente, Parametrização para envio da mensagem, etc.), então se houver alguma falha por telefone incorreto ou não existente por exemplo, deverá ser atualizado no prontuário e posteriormente reenviado no painel, com isso será utilizado o novo número informado e reenviado a mensagem, o mesmo é válido para os demais registros.
Conclusão
O WhatsApp é uma das ferramentas mais utilizada hoje no dia a dia para facilitar a comunicação, e se tornou muito útil para interação com o paciente de forma rápida, podendo ser habilitado/desabilitado a qualquer momento desde que o cliente possua o pacote.
Podemos considerar que o envio de mensagens de resultado pronto via WhatsApp é um recurso moderno e se torna essencial para laboratórios que estão se modernizando, oferecendo novas soluções aos seus pacientes, além de confiabilidade nos processos.