Cadastro de Linhas

Manual com objetivo de mostrar passo a passo de como realizar cadastro de linhas nos sistemas Easylab.

Versão

Proprietário

Nota

Data

Versão

Proprietário

Nota

Data

1.0

@Guilherme Augusto Borella

Criação de documento

16/09/2021

Introdução

Compreende-se como Cadastro de Linhas a inserção de informações referente inserção de valores fixos nos exames que os laboratórios realizam na sua rotina. Entende-se como custo fixo valores pertinentes ao laboratório que independem do número de exames que foram cadastrados, tais como comodato dos equipamentos, locação, salários e afins.

É de suma importância a compreensão que todos os itens apontados neste Manual, são dados e orientações sugestivas no que tange à parametrização do sistema. Sendo assim, o laboratório em questão pode desenvolver métricas e apontamentos que julgarem necessários, variando com o nível de apontamento e exigência que desejam atingir.  

Nas telas, o sistema apresenta botões PADRÃO que serão utilizados para edição e manipulação dentro do sistema:

Figura 1 - Botões padrão

Adicionar: Inclui um novo registro.

Modificar: Altera informações do registro selecionado.

Consultar: Consulta o registro selecionado, porém sem a possibilidade de realizar edições.

Excluir: Exclui um registro selecionado.

Histórico Exclusão: Exibe tabela de rastreabilidade dos registros deletados.

Ativar/Desativar: Desativa ou ativa um registro, alterando o status do item selecionado.

Atualizar: Atualiza a tela com alterações realizadas nos registros.

Cadastro de Linhas

Passo a passo para realizar o cadastramento de uma Linha no sistema Easylab.

  1. Clique no Menu Cadastros > Exames > Linhas.

Figura 2 - Instrução para acesso à tela de cadastro de Linhas.

2. Para a inserção de um novo registro de Linha, clicar sobre o botão Adicionar para realizar a inserção de uma nova Linha, e o sistema apresentará a tela a seguir.

 

Realize o preenchimento obrigatório do campo Descrição com o nome desejado da linha e clique em Gravar. Após novo acesso ao registro, o campo “Custo Fixo” ficará liberado para inserção do valor. Com os botões Adicionar/Apagar é possível realizar a incorporação ou exclusão de uma linha. A tela de custo será aberta e conseguirá alterar a descrição da linha cadastrada ou a descrição ou valor dos itens inclusos na tabela.

 

Importante ressaltar, que caso seja realizada qualquer alteração na descrição, ou desativação do custo, o sistema registrará o histórico, podendo ser visualizado clicando na opção Rastrear. O usuário também pode desativar ou excluir uma linha. Bastando selecionar o custo e clicar no botão Excluir ou Ativar/Desativar. Em ambos os casos, o sistema solicitará que o usuário informe o motivo pelo qual está realizando o procedimento. O sistema apenas permitirá a exclusão do custo, caso não mesmo não possuam itens cadastrados. Ou seja, apenas podemos realizar a exclusão de linhas vazias.

 

3. Para correlacionar a linha criada com os exames, acesse Cadastros > Exames > Exames.

Será apresentada a tela dos exames. Selecione o exame desejado clique em Modificar e no campo Linhas realize a atribuição do registro anteriormente cadastrado clicando no ícone da lupa como na imagem abaixo. Após seleção, o sistema retornará com o item selecionado. Clique em Gravar e o procedimento será realizado.

O procedimento acima descrito, deve ser repetido com todos os exames que deseja definir o custo fixo.

Conclusão

O Cadastro de Linhas auxiliará na configuração e inserção de registros dando a possibilidade de adição de valores de custos fixos aos exames selecionados. Entretanto, é necessário que todas as informações sejam preenchidas adequadamente de acordo com o desejado para facilitação do procedimento.